Já tem Grêmio Estudantil, é importante ajudar a entidade a crescer.

19/05/2017 ás 10:39

Agora que sua escola tem Grêmio Estudantil é importante ajudar a entidade a crescer e atuar de maneira criativa e responsável. Veja algumas dicas importantes!

• A Gestão eleita deve manter uma boa relação com toda a escola, visto que o Grêmio representa todos os estudantes.
  • Manter um bom diálogo com professores, gestores, funcionários e principalmente com todas as turmas é um fator decisivo para o sucesso da Gestão.
  • Fortalecer os mecanismos de comunicação interna é de grande ajuda para que as atividades não se percam ou sejam esquecidas ao longo do mandato, isso feito através das atas de reuniões, grupos de e-mail, Whatsapp e/ou Facebook.
  • Convidar a comunidade escolar para pensar e planejar ações do Grêmio é uma forma de mobilizar e criar parcerias que serão fundamentais nos momentos difíceis, além de ajudar a desenvolver essa cultura para os estudantes recém chegados.

Vale lembrar que o Grêmio Estudantil é um direito previsto pela Lei Nº 7.398, de novembro de 1985, mas o seu funcionamento, é regulamentado pelo Estatuto do Grêmio de cada escola.

• O estatuto de cada grêmio é a “lei” que deve ser cumprida. Devem ser respeitadas as decisões de seus fóruns, assembleias gerais, conselho de representantes de turmas e a reuniões das diretorias;
  • Em caso de decisões muito importantes deve ser convocada assembleia geral, dessa forma as ações estudantis terão legitimidade para acontecer contemplando a vontade da maioria.

Agora, algumas sugestões de atividades comumente desenvolvidas pelas entidades estudantis que podem inspirar a gestão do Grêmio da sua escola:

• Peças teatrais e festivais de dança
  • Exposições de desenhos e pinturas
  • Festas, shows, oficinas culturais de artesanatos
  • Passeios a museus, zoológicos e parques
  • Mostras de filmes e saraus
  • Mobilização para o Festival Alunos que inspiram, da Secretaria da Educação do Ceará.*

• Campeonatos regionais
  • Mini olimpíadas
  • Gincanas
  • Times oficiais da escola
  • Jogos interclasse
  • Mobilizações para os Jogos Escolares e para a Corrida do AoGosto do Aluno.*

CIDADANIA/POLÍTICA

• Formação política
  • Participação e voto dos estudantes no Conselho Escolar
  • Cultura de paz
  • Parcerias com ONGs e estabelecimentos comerciais
  • Trabalhos comunitários
  • Jovem Aprendiz; Parlamento Jovem; Jovem Senador; Eleitor do Futuro.*

• Grupos de debate sobre temas interessantes ao jovem
  • Campanhas de prevenção
  • Comunicação visual da escola (murais, painéis e muros)
  • Intercâmbios e parcerias com Grêmios de outras escolas
  • Coleta seletiva
  • Fóruns Regionais e Fórum Estadual. Articulação para encontros nacionais.*

• Rádio escolar e comunitária
  • Boletins informativos
  • Produção de jornal e vídeo
  • Participação em reuniões do Conselho de Escola
  • Divulgação das reuniões do Grêmio, dos representantes de classe e das assembleias gerais
  • Alimentar as informações sobre a gestão no Aluno Online.*

O Grêmio é um espaço privilegiado para empreender o espírito democrático desenvolvendo ética e cidadania. Na prática, para que isso aconteça, é necessário organização por parte dos diretores do grêmio em conjunto com os estudantes e demais agentes que formam a comunidade escolar. Dessa forma suas decisões serão fortalecidas e respeitadas.

SE LIGA!

Manter o Grêmio ativo e articulado é o passaporte para os Fóruns Regionais e para o Fórum Estadual. Sua participação nesses eventos é fundamental para troca de experiências.

Na rede, conte com o apoio da sua CREDE/SEFOR ou entre em contato com o Protagonismo Estudantil/ CODEA através do e-mail: gremioestudantil@seduc.ce.gov.br

Para mais informações sobre os Grêmios e sobre o movimento estudantil secundarista, acesse: http://ubes.org.br/

*Ações desenvolvidas pela  Coordenação do Protagonismo Estudantil/CODEA/SEDUC que esperam por você.