Enem Não tira Férias aborda crise hídrica e suas consequências como tema de redação

A ação, que segue com as atividades até o próximo dia 21 de julho, tem o objetivo de aprovar mais alunos da rede pública estadual no Enem.

14/07/2016 ás 10:11

O Governo do Ceará deu continuidade, na manhã desta quarta-feira (13), ao ciclo de palestras especiais do projeto "Enem Não Tira Férias", realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), para alunos das escolas públicas estaduais. Desta vez, a palestra foi ministrada pela vice-governadora Izolda Cela para um auditório com cerca de 250 pessoas, entre estudantes, professores, coordenadores e convidados. No mesmo horário, em Nova Olinda, município da região do Cariri, os jovens receberam o secretário Idilvan Alencar.

 

Com aulões e práticas de redação voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o "Enem Não Tira Férias" faz parte do projeto "Enem Chego Junto, Chego Bem", que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para o Exame. Ao todo, 230 escolas estão com atividades e mais de 96 mil estudantes devem participar em todo o Estado.

 

Para a vice-governadora, que também é professora de carreira, a experiência de voltar a lecionar e ver os jovens atentos para os assuntos da atualidade é recompensadora. “Eu me sinto em casa quando estou ensinando porque também aprendo com todos eles. É sempre muito bom encontrar com os jovens, todos envolvidos com seus projetos de vida, além de ver os profissionais da educação empenhados. Ver esses jovens que estão de férias, estudando e se dedicando aos seus sonhos é estimulante”, ressaltou.

 

Izolda Cela fez uma análise sobre a crise hídrica e suas consequências para a sociedade, um dos temas sugeridos para a redação do dia. A temática da prova foi definida através de um sorteio, transmitido ao vivo pela página da Seduc no Facebook. Após a aula, os alunos fizeram uma redação com o tema discutido em sala, que depois é corrigida por meio de plataforma online.

 

O secretário Idilvan Alencar conversou com os alunos de Nova OLinda, Altaneira e Santana do Cariri, sobre a mesma temática abordada pela vice-governadora. A palestra aconteceu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Wellington Belém de Figueiredo. O gestor tratou da preocupação da Seduc em fortalecer a questão da redação. ""Essa iniciativa, de promover aulões sobre as temáticas de redação, visa a desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos na produção textual para o Enem. Esse aspecto precisa ser fortemente trabalhado para que o texto tenha um encadeamento lógico e pertinente", explicou. Outro ponto destacado pelo secretário sobre a redação do Enem, é a necessidade de apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado. "Não basta discorrer sobre o tema", complementa.

 

A ação, que segue com as atividades até o próximo dia 21 de julho, tem o objetivo de aprovar mais alunos da rede pública estadual no Exame Nacional. O Estado pretende ultrapassar o número de 3.105 aprovados em 2014, além dos 11.403 alunos que entraram na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi.

 

Entre os estudantes que participaram nesta quarta-feira está a estudante Lívia Inácio, de 16 anos, aluna do curso de edificações da Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos. Empolgada com a palestra, Lívia falou sobre a alegria de participar da palestra. “Quando soube que a vice-governadora viria para a minha escola…Nossa! Vi que não poderia perder esta oportunidade de assistir essa palestra neste mês de férias, em que percebi que terei um momento a mais para estudar. Então, quis focar ainda mais nos meus estudos e no meu sonho de entrar em uma universidade pública. Além disso, os conhecimentos que a nossa vice-governadora tem passado para todos não servirá apenas para as provas do Enem, mas para toda a minha vida”, destacou.

 

Já para Janaína Belo, diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, a ação é uma oportunidade única na vida dos jovens alunos. “É muito especial ver a participação e o brilho nos olhos de cada um dos alunos presentes. São momentos que levarão para a vida inteira e isso nos enche de orgulho. Fico ainda mais orgulhosa por saber que podemos contribuir, nem que seja com um pouco de saber, decisivamente em suas vidas”, salientou a diretora.

 


14.07.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará


Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br



Outras Notícias


Festival Alunos que Inspiram 2017 - Final Regional

01/06/2017 ás 10:10

A Educação em ação, mosquito aqui não!

31/05/2017 ás 08:08

GINCANA

22/05/2017 ás 15:15

Festival Alunos que Inspiram 2017 - Fase Regional

22/05/2017 ás 11:11

Temos o Grêmio, e agora?

19/05/2017 ás 10:10

AEDES em Foco

19/05/2017 ás 09:09

Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba- Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN