Enem Não Tira Férias: estudantes com melhor frequência poderão participar de passeio em Fortaleza

Seduc vai premiar estudantes com passeios culturais e de lazer. O passeio incluirá visita a uma exposição de arte e ao Cineteatro São Luiz e passeio em parque aquático.

11/07/2016 ás 11:07

Estudantes da rede estadual que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão um incentivo a mais para se dedicar aos estudos. A Secretaria da Educação (Seduc) promoverá um passeio cultural e de lazer, em Fortaleza, no mês de agosto, como parte da programação do mês do estudante. Para participar, é necessário ter frequência em todos os aulões do "Enem Não Tira Férias" e postar as três redações na plataforma Aluno Online. (link do site: http://www.aluno.seduc.ce.gov.br/)

Cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) terá 40 vagas para estudantes e cinco para educadores. As cinco Credes e Sefor que alcançarem os melhores indicadores na execução do projeto serão contempladas com o dobro de vagas.

Nos locais em que o número de alunos qualificados for superior às vagas disponibilizadas, a definição se dará por sorteio. Posteriormente, será divulgada a lista de alunos contemplados no passeio.

Para identificar as cinco Credes e Sefor com os melhores resultados no projeto serão considerados, proporcionalmente, a quantidade de municípios e escolas envolvidas. Será dada maior pontuação para as escolas que realizarem a programação completa de nove aulões propostos para o Enem Não Tira Férias.

A programação do passeio incluirá visita a uma exposição de arte e ao Cineteatro São Luiz, além de um dia de lazer em parque aquático. O roteiro será ampliado com uma ida à Arena Castelão, em dia de jogo do Campeonato Brasileiro, para metade dos participantes das cinco Credes e Sefor que forem contempladas com o dobro de vagas.

Sobre o programa

O programa Enem Não Tira Férias oferece aulões e práticas de redação aos alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual que se preparam para ingressar na universidade e irão participar do Exame. A iniciativa ocorre entre os dias 4 e 21 de julho. No total, são cerca de 180 escolas abertas com atividades em todo o Estado.

Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. Em relação ao ano passado, houve aumento no número de alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Exame. São mais de 96 mil estudantes, o que equivale a 98,8% do total. Em 2015, esse número era de 97%.

Sobre a programação

As atividades acontecem de terça a quinta-feira, com os aulões organizados pelas escolas. A quarta-feira é dedicada à produção textual. Cabe à Seduc divulgar o tema do dia, entre outras informações, por meio da página da Secretaria no Facebook.

Aprenda a postar redações na plataforma Aluno Online:

11.07.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc