Alunos da rede estadual terão aulas nas férias para se preparar para o Enem 2016

O secretário Idilvan Alencar enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer o aprendizado dos jovens que farão o Exame nos dias 5 e 6 de novembro próximo.

05/07/2016 ás 14:09
imagem da notícia

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual tiveram a oportunidade de acompanhar, ontem, dia 4, o lançamento do projeto "Enem Não Tira Férias", no Centro de Educação a Distância (CED), vinculado à Secretaria da Educação (Seduc) e localizado em Sobral. A partir desta iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seduc, escolas da rede estadual receberão os estudantes que se preparam para ingressar na universidade e irão participar do Exame. A programação reúne aulões e práticas de redação entre os dias 4 e 21 de julho. Além dos mais de 800 participantes durante o evento de lançamento, os demais estudantes acompanharam a transmissão por meio da página da Seduc no Facebook.

 

No encontro, o secretário Idilvan Alencar enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer o aprendizado dos jovens que farão o Exame nos dias 5 e 6 de novembro próximo. O projeto terá uma programação organizada em aulões, envolvendo as quatro áreas do conhecimento abordadas no Enem, e em atividades estruturadas de redação. “Destaco a participação dos diretores, coordenadores e professores voluntários na programação. Toda a rede estadual está empenhada com esse trabalho. Os alunos precisam estudar para que, em dezembro, possamos celebrar com uma festa maior o sucesso de todos”, afirma o secretário.

 

“Como aluno secundarista, quero desejar boa sorte a todos nós, para que no próximo ano possamos estar todos no ensino superior. Temos o 'Enem Não Tira Férias', vamos aproveitar esse momento maravilhoso de estudo”, ressalta o estudante Vinicius Medeiros, da Escola Dom Valfrido Teixeira.

 

O acompanhamento do projeto ficará sob a responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital. Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. No total, são cerca de 180 escolas abertas com atividades em todo o Estado. Em relação ao ano passado, houve aumento no número de alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Exame. São mais de 96 mil estudantes, o que equivale a 98,8% do total. Em 2015, esse número era de 97%.


Sobre a programação

 

As atividades irão acontecer de terça a quinta-feira, com os aulões organizados pelas escolas. A quarta-feira será dedicada à produção textual. Caberá à Seduc divulgar o tema do dia, entre outras informações, por meio da página da Secretaria no Facebook (https://www.facebook.com/EducacaoCeara/). Na primeira semana, os temas sugeridos são: “O papel do cidadão no combate às epidemias”; e “Liberdade de expressão sem ferir a integridade moral do outro”. Na quarta-feira, às 9h30, será divulgado o tema escolhido para a redação.


ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM


O Enem não Tira Férias integra o projeto "Enem Chego Junto, Chego Bem", que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

1 - documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;
2 - inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);
3 - motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);
4 - preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);
5 - Dia E - (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) - Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro próximo;
6 - ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

 

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da rede pública cearense no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos. Os números relativos ao Enem 2015 ainda serão divulgados pelo MEC.

 

 


05.07.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br
85 3101.3972



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba- Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN